Avançar para o conteúdo principal
"Como vivem obececados pelo medo de perderem o seu tempo, todos os Papalaguis (homens brancos) - sejam homens, mulheres ou crianças de tenra idade- sabem com exactidão quantas vezes nasceu o sol e a lua desde que viram pela primeira vez a luz do dia. Este acontecimento é considerado tão importante que o celebram, a intervalos de tempo fixos e regulares, com flores e grandes festas. Reparei, muitas vezes, que eles, no meu lugar, se sentiam envergonhados quando, ao perguntarem-me a idade que tinha, eu não era capaz de responder a tal pergunta, que só me dava vontade de rir! "Mas não podes deixar de saber a tua idade!" Eu calava-me, pensando para comigo: mais vale não saber,
Ter uma idade, que dizer: ter vivido um determinado número de luas. Isto de se perguntar qual o número de luas apresenta grande perigos, pois foi assim que se acabou por determinar quantas luas dura em geral a vida dos homens. Ora acontece que cada um, sempre muito atento a isso, passadas que foram já inúmeras luas, dirá: "Pronto! não tarda muito que eu morra!" Nada mais então lhe causa alegria e, de facto acaba por morrer daí a pouco tempo."




Comentários

Mensagens populares deste blogue